Como assinar digitalmente um PDF?

Uma das dúvidas frequentes no contexto de quem trabalha com documentos, contratos, certificados e arquivos que necessitam de assinatura é como assinar digitalmente um PDF. Em busca da facilidade e agilidade em solicitar uma assinatura ou encaminhar um documento assinado por e-mail, a Assinatura Digital é a solução perfeita se, além disso, você deseja economizar tempo e custos de impressão e envio desses documentos.

Antes de lhe apresentarmos um passo a passo de como assinar digitalmente um PDF, porém, você precisa entender o que é Assinatura Digital. Afinal, você sabe a diferença entre a Assinatura Digital e a eletrônica? Saiba mais sobre elas:

assinar digitalmente um PDF

O que é Assinatura Digital?

A dúvida é frequente porque os termos aparentam ser sinônimos, porém uma Assinatura Digital se destaca por ser criptografada e verificar se alguém com sua chave de assinatura visualizou e assinou o documento enviado. Ela oferece maior segurança em relação à legitimidade da assinatura.

Já a Assinatura Eletrônica, por sua vez, é apenas uma imagem – assinatura digitalizada ou realizada com o movimento do mouse ou mesa de desenho -, apresentada (colada digitalmente) sobre um documento em PDF.

Em síntese, ao contrário de uma assinatura manuscrita, uma Assinatura Digital é difícil de forjar pois contém informações criptografadas que são exclusivas do signatário, além de serem facilmente verificadas. Quando você assina digitalmente um PDF com o Autentique, por exemplo, é assim que garantimos a segurança e a validade da assinatura para ambas as partes.


Passo a passo para assinar digitalmente um PDF

Para assinar digitalmente um PDF preparamos um breve passo a passo a seguir, porém, caso haja dúvidas, o mesmo pode ser visualizado em detalhes no texto sobre “Como fazer Assinatura Digital” aqui no Blog do Autentique.

Vamos aos passos e, em 10 segundos, você possuirá seu documento em PDF assinado de forma gratuita:

  • Crie sua conta no Autentique em autentique.com.br;
  • Você receberá um e-mail para confirmar se o endereço cadastrado está correto. Sua conta será validada assim que você clicar no botão presente no e-mail;
  • Entre em sua conta e clique em “Novo documento”;
  • Preencha os campos com o e-mail das pessoas que deverão assinar o seu documento. Estes podem ser destinatários com assinatura principal, testemunhas, entre outros;
  • Escolha um nome para o seu documento e selecione o arquivo presente em seu computador ou celular. Aceitamos arquivos PDF, Word, Excel, entre diversos outros formatos;
  • Clique em “Enviar documento”.

Pronto! O seu documento foi enviado para todos os destinatários, inclusive para você, caso estiver entre os endereços selecionados. Quando as partes assinarem o documento, você receberá uma notificação por e-mail: simples, não é?!

 

Com o Autentique você pode assinar digitalmente um PDF e quaisquer outros documentos/arquivos que necessitarem uma Assinatura Digital. Todo o processo é gratuito e, além disso, seu documento ficará disponível em nossa plataforma, com segurança, por pelo menos 5 anos. Experimente hoje mesmo!


assinar digitalmente um PDF

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *