Notícias, artigos e outros materiais do Autentique
NotíciasAssinatura Digital
5 Benefícios da Assinatura Digital na Sua Estratégia de Vendas

5 Benefícios da Assinatura Digital na Sua Estratégia de Vendas

Em qual estágio do seu processo de vendas você acredita que seu representante passa mais tempo?

Talvez prospectando? Errado.

Matando objeções depois do pitch de vendas? Também não.

A etapa em que seu representante de vendas (ou você) mais "perde" tempo é administrando.

Sim, um vendedor passa quase um terço do seu tempo com a rotina e administrando a papelada ou colocando as informações em dia. Isso é mais que o tempo que ele geralmente passa prospectando ou vendendo a clientes.


Como os Representantes de Vendas Ocupam Seu Tempo


Implementar a Assinatura Digital (ou Assinatura Eletrônica) nas suas operações de vendas capacitará seus vendedores a gastarem menos tempo com papelada e mais tempo trabalhando em um processo de vendas eficaz, permitindo que eles foquem o seu tempo e energia naquilo que realmente traz resultado.

E os benefícios para uma empresa que faz isso são gigantescos.



Os 5 Benefícios da Assinatura Digital no Seu Processo de Vendas

Fazer cotações, aprovar descontos, estabelecer contratos de vendas, gerenciar renovações, acordos de parceiros, faturas… São muitas as atribuições no fluxo de trabalho para gerar vendas bem sucedidas e alimentar relacionamentos de negócios saudáveis e contínuos.

Por isso, é importante que você capacite seu profissional de vendas implementando uma solução de assinatura digital. Isso traz benefícios que vão desde uma receita robusta e riscos reduzidos, ao infinito e além!



1. Em qualquer hora e qualquer lugar

Cerca de 40% dos funcionários nos Estados Unidos estão ocupados fora do escritório com tarefas relacionadas ao trabalho.

A tecnologia digital significa que sua empresa está sempre aberta.

As operações de vendas que não se adaptarem a transformação digital irão sucumbir e perder espaço enquanto seus competidores estarão fechando contratos no ônibus indo ao trabalho ou ouvindo um podcast no final de semana.

Se você quer estar sempre fechando vendas, suas operações devem implementar e conhecer os benefícios da Assinatura Digital onde seus representantes estejam preparados para fechar contratos não importando o lugar, a hora ou o meio.

O Autentique, por exemplo, permite que você crie, envie, assine (ou solicite assinatura) digitalmente e salve e acesse seus documentos em qualquer plataforma, seja no computador ou celular.

Claro, você ainda poderá coletar assinatura pessoalmente com seu celular, se a situação exigir isso. Com a assinatura digital, seu (em breve) cliente, poderá acessar e assinar os documentos em qualquer dispositivo assim que os receberem, agilizando todo o seu processo de fechamento de contrato.


Ferramentas que podem ajudar:

E, se você está buscando um modo de impulsionar o seu processo de vendas com uma solução que as otimize, nossa dica é que conheça a Exact Sales.

A ExactSales é um software desenvolvido especificamente para o seu setor de vendas B2B que faz desde o gerenciamento e qualificação dos seus prospects (contatos) até a segmentação e acompanhamento dos mesmos. Conheça mais aqui.

Caso você precise de uma solução mais enxuta e voltada à pessoa física, você pode se adaptar melhor ao Agendor.

O Agendor trabalha com a criação e gestão do funil de vendas, acompanhamento de métricas, integrações, base de clientes (CRM) e administração de todos os dados e das atribuições de cada vendedor. Veja mais sobre o Agendor e faça um teste gratuito na plataforma aqui.

Com o Autentique e as soluções citadas acima você irá automatizar ações repetitivas, diminuir trabalhos manuais e melhor visualização e gerenciamento do andamento das negociações. Essas funções reduzirão seu tempo de trabalho na hora de fechar um contrato ou de negociar com clientes.



2. Receita robusta e confiável

Um fluxo de etapas bem definido na área de vendas não é excelente apenas para fechar contratos rapidamente, mas também para estimular a equipe de vendas a fazer tudo de novo e de novo com o mínimo esforço possível.

Automatizando a etapa de fechamento de contratos, suas vendas serão concretizadas com maior confiabilidade e essa receita poderá ser usada como combustível para acelerar seu crescimento.

Além de ser mais confiável, a receita passa a ser mais robusta tendo a Assinatura Digital implementada. Empresas que integram a Assinatura Digital no seu processo de vendas têm um incremento de 80% no faturamento apenas no primeiro ano.

Benefícios da Assinatura Digital para Empresas

Em um estudo realizado com empresas que utilizam a Assinatura Digital em seus processos, a Ombud descobriu que esse processo economiza US$ 20,00 por documento. O que, em uma grande escala, poderia economizar muuuuitos Trumps!



3. Vendas em Escala

O fato é que sempre existirá muita documentação quando estivermos falando de um relacionamento de vendas bem sucedido. Contudo, no século XXI, não existem desculpas para que nenhum amontoado de papel trave suas vendas e a escalabilidade da sua empresa. Não quando você pode fazer isso online com uma solução de Assinatura Digital.

A Forrester Consulting descobriu que, normalmente, um contrato de venda física, tem que ser tratado por 4 pessoas diferentes (apenas internamente). De acordo com a pesquisa, normalmente são necessários 30 minutos de 2 administradores diferentes e 15 minutos de 2 executivos distintos dentro da empresa para se obter a papelada necessária ao contrato.

Entretanto, depois da implementação da Assinatura Digital, o tempo despendido a todo o processo cai para apenas 9 minutos, aumentando consideravelmente o tempo que a equipe de vendas terá para otimizar seus esforços.

Como um software de Assinatura Digital pode causar tanta diferença? Na maior parte, graças às integrações, templates e fluxos automatizados.

Com o Autentique, a equipe de vendas pode criar modelos de documentos reutilizáveis. Assim, o mais complexo contrato e documento pode ser modificado em minutos.

Ainda, nossas integrações com o Google Drive ou por API podem conversar com os arquivos e clientes já existentes em sua plataforma. Com a API você pode automatizar ações dentro da sua plataforma como enviar e assinar documentos importantes em segundos.



4. Mais contratos com menos erros

Se você não trabalha mais com vendas, vale relembrar: contratos são essenciais para as vendas. Por que não criar, enviar e assinar eles com menos esforço?

Em média, uma assinatura física leva 3 dias a mais para ser coletada do que uma Assinatura Digital. Os vendedores devem ser rápidos em analisar e controlar o processo de contrato se quiserem acelerar o fechamento. Com a Assinatura Digital, exatamente isso que eles podem fazer.

Estatísticas de Contratos

Com um bom software de Assinaturas Digitais,  os usuários podem cuidadosamente definir e atribuir cada campo, ditar a ordem dos eventos, visualizar facilmente o progresso do contrato e criar lembretes para signatários que ainda não completaram sua parte no fluxo de assinaturas.

Ainda, com a ajuda das automações e validações inteligentes, para completar o fluxo de trabalho os signatários não precisam passar por perguntas repetitivas e vendedores não precisarão parar para corrigir ou buscar informações perdidas.



5. Risco legal reduzido e segurança sobrecarregada.

Na época em que tudo é digital, é importante que cada as operações de vendas de cada organização estabeleça um equilíbrio entre fortalecer experiências de vendas positivas e fornecer forte amparo legal e medidas de segurança para manter a empresa e — acima de tudo — seus clientes, protegidos.

Ao comprar uma plataforma de Assinatura Digital, os contratantes devem verificar detalhadamente as trilhas de auditoria que garantem que as ações em cada documento estão sendo completamente rastreadas e marcadas com o tempo, de forma que sejam impedidas modificações ou alterações posteriores sem o seu conhecimento.

Ainda, a autenticação completa deve verificar se um usuário é quem ele diz ser antes de ter permissão de assinar o documento.

A segurança a nível de banco permite que os dados coletados nessa trilha de auditorias e métodos de autenticação sejam de fato confiáveis e legais.

No Autentique, estamos comprometidos em auxiliar empresas grandes ou pequenas a encontrarem o melhor equilíbrio entre facilidade na assinatura de contratos e segurança reforçada.

Como ter os benefícios da Assinatura Digital na sua empresa:

Se você precisa fechar contratos mais rápido, não há forma melhor do que implementar a Assinatura Digital dentro do seu processo de vendas. Veja aqui como é fácil ter os benefícios da Assinatura Digital com o Autentique.

Ou, leia aqui como se beneficiar da nossa API e tirar todos os proveitos da plataforma.

Implemente a Assinatura Digital