Notícias, artigos e outros materiais do Autentique
NotíciasAssinatura Digital
Assinatura Digital de Documentos: Quais as Vantagens?

Assinatura Digital de Documentos: Quais as Vantagens?

Você já deve ter percebido que, cada vez mais, as empresas e órgãos públicos estão adotando formas de assinatura digital de documentos. Mas, afinal, por que isso ocorre?

A assinatura digital facilita o aceite e a comprovação do mesmo em documentos, PDFs e contratos. Hoje, a assinatura digital é utilizada até por instituições de ensino para comprovação de recebimento e autenticidade das provas.

Se você tem algum uso criativo para o Autentique, não deixe de nos contar!!

Saiba abaixo porque esse meio eletrônico de assinatura de documentos tem sido tão utilizado.

assinatura digital de documentos

Arquivamento digital de documentos.

As plataformas de assinatura digital, em geral, além de realizar a assinatura e coleta da mesma, também armazenam os documentos assinados em sua conta com segurança. No caso da Autentique, garantimos o armazenamento dos seus documentos por no mínimo 5 anos. Ou seja, você tem assegurado o armazenamento do seu documento durante todo o tempo de vigência da sua conta e mais 5 anos!

Elimina risco de desgaste, perda ou avarias nos documentos.

Quando os documentos são armazenados em locais físicos podem ocorrer avarias ou mesmo, com o tempo, perder a tinta do documento, omitindo partes do contrato, permitindo alterações no mesmo. Contudo, com a guarda desses documentos sendo feita de forma digital, esse risco é eliminado.

Confere maior legitimidade.

A assinatura digital de documentos possui camadas de segurança que oferecem a legitimidade e geram provas auditáveis para eventuais processos judiciais. Assim não há prejuízos do uso deste modelo de assinatura frente a assinaturas em cartório ou demais procedimentos.

Elimina gastos com locomoção e aumenta a praticidade.

A utilização da assinatura digital elimina a necessidade de deslocamento ou fretamento de serviços para a coleta de assinaturas, diminuindo seus custos. Além disso, ela aumenta a praticidade, já que a assinatura pode ser feita em tempo real.

Em questão de minutos você envia seu documento e solicita assinatura. Assim que seu documento for assinado você recebe uma notificação do mesmo.

Pode ser feito a qualquer hora.

Com a assinatura digital de documentos, você não precisa de terceiros ou deslocamento e é executada via online ela pode ser feita a qualquer dia e hora. Consequentemente, você não precisa ficar preso a horários de cartório ou horário comercial para dar o aceite naquele documento importante.

Menor risco de contestação de assinatura.

O Autentique oferece  camadas de proteção à sua assinatura digital que podem ser auditadas judicialmente, facilitando a comprovação do aceite. Uma dessas camadas é, por exemplo, a coleta o endereço de IP, Geolocalização, dados do navegador, dados do dispositivo e cookies de rastreio para fins de anti-fraudes.

Motivos para não usar assinatura digital de documentos?

Não sabemos. Até hoje não achamos nenhum. =D

Comece a assinar documentos digitalmente, é grátis!

Crie Sua Conta