Como fazer uma Assinatura Eletrônica?

A busca por facilitar a rotina no ambiente de trabalho é constante. Produtividade, relacionamento de equipe, feedback, liderança e tantos outros assuntos possuem destaque quando pensamos em rotina.

Porém, você já identificou quais são as principais atividades em seu cotidiano que podem ser facilitadas com algumas ferramentas ou novos processos de trabalho?

como fazer uma assinatura eletrônica

Assinar um documento online, por exemplo, diminui claramente os custos e o tempo de dedicação a essa tarefa. Por isso, pensando neste tema, aprenda como fazer uma Assinatura Eletrônica e otimize seus resultados diários sem burocracia:

Por que utilizar Assinaturas Eletrônicas?

Você consegue prever quanto tempo e custos você demanda atualmente para assinar os documentos em sua empresa? São custos de impressão, custos de envio, envelopes, além de, claro, o tempo para efetivamente assinar um contrato e fechar um negócio.

Com a assinatura de documentos online você diminui as barreiras físicas, sejam elas a distância geográfica ou a presença física dos signatários no mesmo ambiente. Atualmente, tempo é uma riqueza que não podemos perder!

Além disso, a Assinatura Eletrônica ou Digital possui validade jurídica no Brasil e oferece a possibilidade de manter os documentos assinados sem passar por impressão e armazenamento físico dos papéis.

Utilizando uma plataforma como o Autentique, por exemplo, tudo sobre seus documentos fica registrado, ou seja, você pode monitorar quem assinou o documento, em qual data e horário. Todas as informações ficam registradas e podem ser acessadas, com segurança total em nossa plataforma, por, pelo menos 5 anos. Desta forma, você pode realizar o download dos mesmos no momento que desejar.

Passo a passo de como fazer uma Assinatura Eletrônica

Para fazer uma Assinatura Eletrônica com o Autentique, separamos um passo a passo super prático para você começar agora mesmo e assinar seu primeiro documento online em poucos segundos.

Primeiramente, crie sua conta no Autentique clicando no botão abaixo:

Após, confirme seu endereço de e-mail clicando no link de confirmação que você receberá. Agora é muito simples: acesse a plataforma, adicione o seu documento em “Novo Documento” (nos formatos PDF, Word, Excel, entre outros) e selecione os e-mails dos destinatários que o receberão para assinatura. Não se preocupe, você pode escolher quantos destinatários desejar.

Agora é só enviar o documento e monitorar as assinaturas por e-mail e/ou diretamente na plataforma. Viu como é fácil?!

 

Não perca mais tempo imprimindo documentos e realizando assinaturas manuais. Agora que você já sabe como fazer uma Assinatura Eletrônicacrie sua conta e facilite sua rotina!

assinatura eletrônica

O que significa Assinatura Eletrônica?

A Assinatura Eletrônica passou a ser uma das grandes praticidades do ambiente online, proporcionando às pessoas jurídicas e físicas maior facilidade e segurança em assinar e/ou compartilhar um documento para assinatura. Porém, muitas pessoas ainda não sabem o que significa Assinatura Eletrônica e, também, qual a sua diferença em relação ao conceito de Assinatura Digital.

o que significa assinatura eletrônica

Por isso, acompanhe este conteúdo, conheça o conceito e comece hoje mesmo a utilizar esta facilidade em sua rotina:

Entendendo o que significa Assinatura Eletrônica

Como já abordamos o conceito em outros conteúdos sobre Assinatura Eletrônica e Assinatura Digital aqui em nosso Blog, há sim diferença entre esses conceitos. Na verdade, o significado de Assinatura Eletrônica pode ser explicado como uma assinatura digitalizada, colada no documento e posicionada de mesma forma como uma assinatura manual. A Assinatura Eletrônica é a imagem digitalizada de sua assinatura.

Em comparação, a Assinatura Digital diferencia-se por possuir uma codificação segura que garante a legitimidade em relação a possíveis adulterações no documento. Por meio da criptografia dos dados, a Assinatura Digital reproduz uma “impressão digital” única de cada signatário assegurando a legitimidade dos documentos assinados.

Em síntese, assinar um documento digitalmente, assim, se torna mais seguro do que criar uma Assinatura Eletrônica, por isso sugerimos, no próximo tópico, uma ferramenta ideal para você assinar seus documentos em poucos segundos.

Assinatura Eletrônica na prática: aprenda a fazer

Além de entender o que significa Assinatura Eletrônica e lhes explicar este conceito, separamos uma solução para você assinar seus documentos com maior praticidade. Com o Autentique, uma plataforma de Assinatura Digital, você pode assinar seus documentos, enviá-los aos signatários e, além disso, ser avisado quando cada assinatura for realizada.

Além disso, com esta ferramenta, seus documentos ficam armazenados, com total segurança em sua conta por, pelo menos, 5 anos. Os documentos podem ser enviados em diversos formatos (PDF, Excel, Word, entre outros) e você poderá realizar o download dos documentos assinados quando desejar.

É muito fácil: crie sua conta no Autentique clicando abaixo, confirme seu e-mail, importe seu primeiro documento e escolha os destinatários que o receberão para assinatura. Agora é só enviar!

 

Agora que você já sabe o que significa Assinatura Eletrônica e já conheceu a ferramenta que irá lhe auxiliar a assinar seus documentos online, chegou a hora de começar. Crie sua conta no Autentique!

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Assinatura Eletrônica tem validade jurídica no Brasil?

Uma das principais dúvidas de quem busca por uma Assinatura Eletrônica ou Digital é em relação à validade jurídica da assinatura, principalmente, em relações contratuais.

Por ser assinada digitalmente, muitas pessoas não sabem, porém, que uma Assinatura Eletrônica ou Digital possui validade jurídica e é praticamente impossível de fraudar em relação a uma assinatura manuscrita em papel, ou seja, torna-se mais segura para ambas as partes.

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A partir de critérios mínimos para validar a veracidade da Assinatura Eletrônica ou Digital, em síntese, ela recebe a mesma validade de uma assinatura realizada em papel. Conheça mais sobre a legislação e entenda em quais contextos a Assinatura Eletrônica tem validade jurídica no Brasil:

Validade jurídica: conheça a MP 2.200-2 de 2001

A Medida Provisória 2.200-2 de 27 de Julho de 2001, em seu artigo 12°, discorre sobre a validade jurídica da Assinatura Eletrônica no Brasil e determina que um documento assinado eletronicamente possui legitimidade perante as partes como observa-se no seguinte trecho da MP:

“Art. 2 O disposto nesta Medida Provisória não obsta a utilização de outro meio de comprovação da autoria e integridade de documentos em forma eletrônica, inclusive os que utilizem certificados não emitidos pela ICP-Brasil, desde que admitido pelas partes como válido ou aceito pela pessoa a quem for oposto o documento”.

Em síntese, sim: a Assinatura Digital ou Eletrônica possui a mesma validade jurídica em relação a um documento assinado em papel desde que ambas as partes, ao assinarem o documento, admitam a sua validade.

Com o Autentique, a Assinatura Eletrônica tem validade jurídica?

Sim, a assinatura realizada com o Autentique, por exemplo, possui validade jurídica, ao passo de que sua autenticidade pode ser conferida mesmo após o documento estar impresso. No papel, após a impressão, a legitimidade é confirmada utilizando códigos de verificação e QRCode, o qual, quando escaneado, exibe o documento original e a página completa com as assinaturas.

Além disso, armazenamos, em nossa plataforma (com total segurança), uma série de dados sigilosos em relação às partes signatárias, incluindo a conexão utilizada para assinar os documentos, possíveis de serem apresentados pela parte prejudicada em caso de questionamento. Nos documentos físicos, por sua vez, a única prova em relação a uma assinatura é a perícia grafotécnica, a qual nem sempre é conclusiva e eficiente sobre a autenticidade de uma assinatura.

 

Agora que você reconhece que a Assinatura Eletrônica tem validade jurídica no Brasil, você já pode começar a assinar seus documentos digitalmente com maior segurança e praticidade. Crie uma conta no Autentique e assine seus documentos digitalmente de forma grátis, segura e, claro, com validade legal!

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Como cadastrar uma Assinatura Eletrônica?

Assinar um documento online, a qualquer hora e lugar é uma das maiores praticidades para quem possui essa atividade em suas tarefas diárias. A Assinatura Eletrônica facilita ao enviar um documento para as partes envolvidas, sem necessidade de impressão, envio físico do documento e presença dos signatários no momento da assinatura.

como cadastrar uma assinatura eletrônica

Mas, você sabe o que é e como cadastrar uma Assinatura Eletrônica? Acompanhe o conceito abaixo e entenda a principal diferença entre Assinatura Eletrônica e Digital:

Assinatura Eletrônica ou Assinatura Digital?

Uma Assinatura Eletrônica se difere pelo fato da Assinatura Digital ser criptografada e possibilitar a verificação de quem visualizou e assinou o documento enviado. Neste sentido, ela é praticamente impossível de fraudar e oferece maior segurança quanto à legitimidade da assinatura.

A Assinatura Eletrônica, por sua vez, também possui validade jurídica, porém caracteriza-se como uma assinatura digitalizada e colada (digitalmente) sobre o documento. Ela pode ser resumida como a versão eletrônica de uma assinatura realizada de forma manual e, desta forma, se distancia da Assinatura Digital pela ausência da criptografia dos dados. 

Aprenda como cadastrar uma Assinatura Eletrônica

Como já comentamos, ambos os tipos de assinatura possuem validade jurídica, mas, em razão da segurança, indicamos uma plataforma de Assinatura Digital gratuita para simplificar as relações entre os signatários de um documento. Neste caso, você não precisa cadastrar uma Assinatura Eletrônica e basta se cadastrar na plataforma para enviar os seus documentos a serem assinados.

Com o Autentique, você poderá assinar seus documentos em segundos, com a segurança e a praticidade de acessá-los e baixá-los diretamente de sua conta em um período de até 5 anos. Além disso, após enviar seu documento para assinatura (e assiná-lo, se você for um dos signatários), você será avisado quando seu documento for assinado pelas demais partes. Sim, é muito fácil e você acompanha todo o processo.

Você chegou até aqui buscando como cadastrar uma Assinatura Eletrônica, mas lhe apresentamos uma solução mais segura e prática para facilitar a sua rotina.

 

Crie agora mesmo a sua conta em autentique.com.br, verifique seu e-mail, escolha os destinatários e envie seu primeiro documento para assinatura sem burocracia e com muita segurança. Facilite suas Assinaturas Eletrônicas!

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O que é Assinatura Eletrônica?

A assinatura de documentos online gera muitas dúvidas em relação à sua validade, sua segurança e, efetivamente, o seu conceito, ou seja, o que é Assinatura Eletrônica versus assinatura digital. Por isso, acompanhe este conteúdo e entenda como uma Assinatura Eletrônica pode facilitar a sua rotina.

Ah, já podemos adiantar: agilidade, praticidade e segurança são algumas das vantagens ao realizar uma Assinatura Eletrônica!

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Conhecendo o que é Assinatura Eletrônica

O conceito de Assinatura Eletrônica e Assinatura Digital gera dúvidas ao buscarmos por assinar um documento online. Afinal, qual a diferença entre esses dois conceitos?

Em síntese, a Assinatura Eletrônica pode ser definida como uma assinatura digitalizada, a qual é colada no documento e posicionada como uma assinatura manual. Já as assinaturas digitais garantem o reconhecimento da validade dos documentos e maior segurança à violação e adulteração dos mesmos.

Na verdade, as Assinaturas Eletrônicas não possuem a codificação segura que as assinaturas digitais possuem. Essa tecnologia digital é o que liga a assinatura do signatário à sua identidade real, além de registrar o momento exato em que a mesma foi assinada por cada destinatário.

Em resumo, as Assinaturas Eletrônicas são uma imagem colada em um documento e não conseguem mostrar se alguém o manipula após o mesmo ter sido assinado.

Fazendo uma Assinatura Eletrônica

Imprimir uma Assinatura Eletrônica em um documento é fácil: basta você digitalizar sua assinatura manual ou realizá-la com o mouse/mesa de desenho em seu computador ou celular. Após, é só inserir a imagem no documento.

Porém, para garantir maior segurança a sua assinatura, indicamos a Assinatura Digital do Autentique, uma solução gratuita que permite assinar seus documentos de forma prática e 100% online. Por meio do Autentique você assina um documento digitalmente, assegurando a “impressão digital” única dos signatários e garantindo maior segurança aos documentos assinados.

Para realizar sua assinatura gratuitamente, cadastre-se abaixo:

Viu como é fácil? Agora que você já se cadastrou, basta confirmar seu e-mail e enviar o seu primeiro documento para assinatura. É muito prático: você aprendeu o que é Assinatura Eletrônica e ainda assinou seu documento em menos de 10 segundos!

 

Aproveite e conheça mais sobre o que é uma assinatura digital e qual sua validade jurídica.

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